Como aprender uma língua enquanto se viaja?


Diz-se que a melhor forma de se aprender uma língua é viajar. Uma estadia num outro país deixa aproximar-se das pessoas que falam nativamente língua que nos interessa. Porquê então tão pouca gente volta de Erasmus a conhecer uma língua nova (excepto inglês)? Porquê é que o mesmo acontece quando gastamos dinheiro para ter férias organizadas por alguma agência de viagens? 

A resposta é fácil: o mais importante não é uma viagem qualquer. O nosso sucesso linguístico depende da maneira de como passar o tempo no exterior. 

O que melhor funciona é andar à boleia – recomendo sem dúvidas, com experiência rica neste assunto. Mas os que preferem aproveitar a sua viagem mais calmamente têm que se lembrar do seguinte: 

Primeiro, não se pode fugir de contato com os nativos. Isso está certo? 
...Então porquê ainda faz compras num supermercado e não numa loja pequena, onde tem que fazer conversa com o vendedor? Não tenha medo de cometer os erros – até os melhores professores do mundo cometem-nos. Exponha-se nos outros e pratique falar.

Segundo, pare com falar todas as outras línguas que conhece. Ainda que isso exigiria ir para o estrangeiro sem companhia. Aliás, vai conhecer pessoas durante a sua viagem – e isso é sempre muito valioso.

Terceiro, passe todo o tempo a aprender. Concentre-se e faça o máximo possível para utilizar bem o seu tempo. Esse tipo de experiência é único. 

Voilà! Boas viagens!

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.