Brincadeiras para bebés de 0–2 meses

A verdade é dura: o bebé não vai brincar connosco pelo menos nos dois primeiros meses da sua vida. Ele ainda não sabe o que é que significa brincadeira. Ainda não vê muito bem e não está muito interessado no mundo. Está interessado no leite. Somos nós que queremos arranjar o tempo dele, queremos encontrar algumas actividades educativas que vão ajudar no desenvolvimento da nossa criança. 

A minha história é simples e semelhante a milhares de outras. No início, apesar de estar cansada de tudo: da nova situação, da falta de sono, do choro, fanaticamente estava a procurar algumas informações sobre as maneiras de divertir um recém-nascido entre a alimentação e o sono. Não podia aguentar o facto de que ele ficava na sua cama passar o tempo só olhar para frente. De vez em quando encontrei algo, mas a minha pergunta é: Como brincar com o meu filho de 1–8 semanas? permanecia sem resposta. Já consigo responder e eis que vou fazer isso. 

O bebé de 0–2 meses ainda não sabe o que é que se passa no novo mundo. Os seus sentidos desenvolvem-se lentamente para ele poder acostumar-se bem às novas condições. Portanto nem pensem que ele vai reagir ostensivamente a vocês, sorrir muito conscientemente ou agarrar qualquer coisa. As reações dele vão muito menos espetaculares do que vocês esperam. E a brincadeira também vai ser unilateral – nós brincamos com a criança e não ela connosco.

Então a melhor coisa que pode-se fazer é apenas estar presente. Abraçar, beijar –porque o sentido de tacto é o mais forte nesta época. Falar a recém-nascido, mas não desistir da conversa com os outros. A voz é o que se importa, ainda não o sentido. Ás vezes basta a música – cada tipo que vocês gostem. Não se esforcem com Chopin ou Bach se vocês não são os fãs de musica clássica. A criança precisa uma imagem consistente dos pais desde o início. Não menos importante é o silêncio para deixar o bebé arrumar todas de impressões novas na cabeça dele.
Para ajudar a desenvolver o sentido da visão vale a pena pintar dois papeis – um em linhas pretas e o outro em pontos vermelhos – e pendurá-los na cama. Eles aumentam a concentração e deixam ver mais nitidamente. Brinquedos de cor preta, branca e vermelha também serão úteis nesta situação. 

E mais uma coisa. Não devemos esquecer que o bebé tem que aprender literalmente tudo. Portanto ele também pode fazer descobrimentos sem a nossa ajuda. Estar obcecado por estimular o bebé por 24 horas é tão má ideia como deixá-lo sozinho durante todo o dia. Encontrar a proporção correcta – isso é a melhor solução. 

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.