5º postal - Um ouriço


Veliko Tǎrnovo, Bulgaria, setembro 2015 

Quem pensa que o tempo em setembro na Bulgaria está sempre maravilhoso – encontra-se errado. Veliko Tǎrnovo, uma das cidades mais bonitas deste país, estava a chorar quando lá entramos. E não era só lá: chovia por todos os dias de férias em todos os lugares. Não posso dizer que isso facilitaria a nossa viagem de bicicletas pela Bulgaria, mas pronto – má sorte acontece.  

Em Veliko Tǎrnovo encontrei um ouriço. Na muralha. Neste momento lembrei-me das crianças que me ensinaram que não se pode brincar com elas.  

Há muitos anos atrás. Nesta altura estava a ajudar a minha amiga cuidar de crianças durante o verão (num tipo de acampamento). Começamos a falar sobre os animais em inglês. Encorajei-os:  

– Digam-me, digam-me, qual é o nome de animal vocês querem aprender em inglês? – Tive a certeza que eles quereriam saber como se diz cão, gato, cavalo, vaca ou cabra. Mas não. Nada disso. 
– Diga-nos como é que nós podemos dizer ouriço? 
– Humm. Pensem bem. Não preferem vaca ou cabra? 
– Nããão. Só ouriço. 

Não sabia. A minha autoridade ficou destruída. 



Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.