12º postal – À boleia


É uma forma de viajar muito simples. Basta ficar ao lado de estrada, ter confiança noutra pessoa e tentar apanhar o carro que está a passar. Ainda vale a pena conseguir comunicar minimamente.

Lembro-me muito bem de um guia turístico da Turquia: o livro grosso, cheio de imagens e informações sobre comida turca, que incluía também um dicionário polaco-turco. Era muito pesado – este facto importava-nos porque viajamos durante cinco semanas com todas as nossas coisas às costas. Felizmente, rapidamente descobrimos que o dicionário é fantástico para aqueles que descansam à beira mar nos resorts, não para nós, e pudemos rejeitá-lo com alívio. Infelizmente, tivemos que coletar palavras úteis para a nossa viagem mais uma vez. 

Desde então, quando vou para qualquer lugar só à boleia, preparo sempre uma lista de frases úteis para esta forma de movimento, como: Vamos de... a...; É grátis?; Podemos acampar aqui?; Temos a tenda; Somos polacos; Sou professora; Turquia, Armênia, Georgia, Portugal, (outro país)... é lindo!, numerais e outras palavras como sim, não, ontem, hoje, amanhã, dia, semana, dormir, comer, visitar. Apesar disso, sempre, sei dizer bom dia, obrigada e adeus. 

Não se precisa de muito, mas o conhecimento pelo menos de 10 palavras não apenas pode ajudar, mas também passar o tempo agradavelmente.

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.