5 razões para ver telenovelas

Sou uma super fã das telenovelas portuguesas. Comecei vê-las para aprender a língua, mas rapidamente percebi que esta forma de passar o tempo é tudo o que eu sempre precisava. Encontrei uma actividade que não exige de mim quase nada. Posso passar horas sem pensar. Fantástico, não é? Mas isso é só uma razão para ver telenovelas e eu quero compartilhar com vocês mais (não apenas linguisticas). 

1. Língua simples
A minha amiga estava a aprender espanhol só de ver telenovelas mexicanas. O efeito? Ela sabe falar espanhol no nível intermédio. O único problema é que apesar de ser fluente, ela não conhece as palavras como o pão... Mas quem se importa pão quando há coisas mais importantes como fazer intrigas, descobrir que o nosso verdadeiro avô é o pai da nossa mulher, envenenar o namorado da nossa filha porque tivemos um caso com ele etc. Telenovelas ajudam contar as histórias sobre todas as famílias ou relações do mundo – isto é o que importa.
Contudo o que é o mais importante – até mesmo a história mais complicada é dita numas palavras simples. Por isso telenovelas são adequadas também para os que apenas começam aprender alguma língua.





2. Repetibilidade de sequências 
Repetitio est mater studiorum – costumavam dizer os antigos romanos. Esta frase confirma-se em relação a telenovelas. Todas delas têm mais que um leitmotiv. Ainda mais – é um leitmotiv universal, que repete-se cada vez em cada nova série. Normalmente é uma combinação da inveja, traição e vingança: os sentimentos muito fortes sobre os quais os actores sempre falam na mesma maneira. A graça disso é que podemos enriquecer o vocabulário ligado as varias emoções.

3. 438225 episódios 
Ninguém duvida que a regularidade é um chave do sucesso, especialmente quando aprendemos alguma língua. Só uma telenovela garante-nós pelo menos um ano de divertimento e de contacto com a língua. Já conhecemos todas as personagens, já pensamos sobre a vida delas como se elas fossem nossos vizinhos. Já mal podemos esperar pelo próximo episódio. Felizmente, há milhão deles e são emitidos todos os dias. A regularidade de estudar faz se por si só e não precisa da nossa ajuda. Portanto quando desejamos ter um contacto com a língua diariamente, vamos viciar-nos em telenovelas.

4. Ação lenta
A complicação de acção faz que em geral telenovelas não pertencem ao muito dinâmico género de filmes. Então não se precisa preocupar: mesmo que não vejamos 15 episódios, não perdemos muito.

5. Inspiração 
– O Leonardo tem a alma artística. Infelizmente tem que trabalhar como vendedor de batata-doce. A vida dele muda-se graças à Filomena misteriosa. 
– O Francisco ama a sua mãe como se ela fosse a ama dele. Tem sorte, porque descobre-se que ela não é a sua verdadeira mãe.
– A Patrícia, uma amiga grande da Madalena, “comeu” o pai da Madalena, portanto a Madalena “comeu” o irmão da Patrícia, que na verdade é o irmão da Madalena, a única pessoa que sabe é o pai da Patrícia. 

Querem mais? Não há problema. Posso criar. Estes em cima são os exemplos dos esboços de telenovelas que foram usados no ano passado numa competição durante o evento que organizei. Ganhou esta equipa que tinha preparado a melhor encenação baseado no esboço.

A conclusão é simples: telenovelas ensinam e divertem.

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.