Os portugueses aos olhos da Anita. Parte 2: Relaxa!

Quando fico nervosa e começo fazer uma tempestade num copo de água, quando todo o mundo me irrita por pouca razão, os portugueses não respondem à mesma irritação. Dizem só uma palavra: relaxa!

Apesar de morar na Polónia fria, ao lado dos ursos polares, esquimós; na Polónia cujas casas têm que ser equipadas com aquecimento por causa das geadas do século, sou muito mais impulsiva do que todos os portugueses que eu conheço. A sério! Talvez não conheça um grupo suficiente representativo da sociedade portuguesa, se calhar também não é tão difícil estar mais relaxado do que eu. Mas aos meus olhos em Portugal vive um povo muito relaxado. Muito mais do que em qualquer país da União Europeia. 

Devia dizer que isso é muito bom: menos stress é igual a ser mais saudável, feliz e tal. Devia. Contudo, quando se está a esperar por uma reação dinâmica, por uma explosão de gestões e palavras e vê-se em vez disso um oásis de paz, a primeira impressão é... uma grande surpresa. 


Um dos meus professores contou a história da sua juventude. Ele vivia entre dois bairros, cujos os seus habitantes não gostavam muito uns dos outros e os jovens tinham lutas frequentes lá. O professor abomina a luta, portanto jamais queria participar em nenhuma. Mas nem tudo pode ser evitado. Uma vez ele estava a ir à biblioteca, quando alguns inimigos de outro bairro apareceram.

Queres lutar? – perguntou um deles.

O professor respondeu sem pensar:
Está bem, podemos. Mas primeiro diz me quando ocorreu a batalha sob Chocim?

Inimigos foram embora.


Fiquei similarmente surpreendida, quando vi os portugueses relaxados a esperar horas por alguém atrasado (já escrevi sobre pontualidade aqui: link), a preparar comida sem pressão mesmo que estejam cheios de fome, a voltar para casa no meio da noite embora tenham que se levantar cedo ou tenham imenso trabalho para fazer, a não ter a certeza o que é que vai acontecer no próximo dia, a ter sempre tempo para conversar, beber café ou cerveja, para viver devagar. 

Relaxa! – esta é definitivamente uma das palavras mais frequentes que ouvi em Portugal.

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.