Como se motivar para aprender uma língua? As 6 maneiras


Não há milagres. Para se saber bem outra língua precisa-se de ter uma motivação inesgotável. E essa é a primeira coisa sem a qual todos os guias dedicados ao assunto do processo de aprendizagem, intitulados por exemplo X maneiras excelentes de aprender uma língua, são inúteis.   

A motivação: uma vontade que encoraja ou um esforço preciso. Um motor que nos ajuda a não parar este processo tão fascinante como cansativo. Abaixo vocês encontram 6 maneiras de se motivarem para aprender uma língua.    

1. Aposte com alguém  

Não existe nenhuma maneira mais eficiente de aprender do que a rivalidade. Quando tomamos a decisão de competir com alguém, todos os nossos instintos primitivos acordam no momento. Já sabemos que sem dúvidas somos NÓS que vamos a ganhar! Só precisamos de prová-lo. Por isso temos que dar o melhor de nós. Um objectivo é claro: caçar um mamute antes dos outros, trazê-lo para casa e ficar admirado por mulheres para sempre.   

Um exagero? Não, um mecanismo simples que funciona bem por milhares de anos. Aliás, conheço pessoalmente uma alemã que apostou com o colega dela – vai aprender polaco até saber esta língua realmente bem. O resultado? Agora ela fala polaco como poucos falam.   

E o que com essas pessoas que não precisam de tanta adrenalina? A boa solução para eles pode ser por exemplo... escrever um blog. Obrigar-se a ser sistemático com algo (que se gosta de fazer!) em frente de outros também dá uma grande motivação. Sei algo sobre isso.   

2. Case-se com estrangeiro ou estrangeira...  

...ou pelo menos namore com ele ou ela.   

Estatísticas dizem claramente: uma das maiores razões para se aprender uma língua é ter a vontade de se comunicar bem com o seu amado ou a sua amada.   

Contudo o que e fazer quando já se tem o seu príncipe ou a sua princesa que fala a mesma língua do que nós? Não, não se precisa de acabar com ele ou ela nem se divorciar. Pode-se, por exemplo, encontrar amigos estrangeiros e falar com eles, escrever-lhes  cartas: basta procurar. Onde? Na internet. Mas quando não se gosta desta forma de comunicação, é bom saber que nas cidades maiores muitas vezes existem os grupos que se encontram regularmente para falar outras línguas.   

3. Comece um curso na faculdade de letras  

É verdade, que cursos nas escolas de línguas dão muito prazer, mas muitas vezes também não são um grande desafio. Na universidade, ao contrário. Para ficar lá mais tempo precisa-se de lutar com as suas fraquezas, estudar todos os dias e passar muitos exames.  

Obrigação – essa é a próxima coisa que dá efeitos.   

Estou consciente que para vocês pareço ser uma pessoa muito infeliz, que tem na sua vida nada mais, nada menos do que só obrigações. Repito como se fosse um mantra: Obrigação é boa, obrigação é isso que precisamos, obrigação motiva-nos…   

Acreditem, eu sou feliz (olhem: nº 5 e 6)! Simplesmente julgo que uma vontade própria nem sempre é o suficiente. Mas quando está suportada pela necessidade – traz melhores resultados.   

4. Escolha um trabalho com a sua língua preferida  

Ao trabalhar com alguma língua deve-se ter a capacidade de perceber, falar, escrever, ou seja; precisa-se de saber bem esta língua.  

Não há diferença onde se trabalha: na sua cidade ou fora do país. Conheço muitas pessoas que vivem na Polónia há anos e nem pensam aprender polaco porque nas suas empresas falam inglês. Conheço também varias que trabalham com o polaco no estrangeiro e falam muito bem.  

Então: porque é que não se motivar para aprender uma língua para utilizá-la por motivos profissionais?

5. Pratique um hobby   

Não há diferença se se gosta de nadar, fazer decoupage, tocar piano ou fumar. A única coisa de que se precisa é a compreensão da possibilidade de praticar um hobby não apenas na língua materna.   

Claro que é melhor não falar no momento em que se nada, mas ler sobre a natação, ter uma conversa interessante com outros que gostam do mesmo desporto, ver os filmes com  sobre natação – já são as coisas que deixam elevar o nível de qualquer língua rapidamente e sem dor desnecessária.    

Enquanto praticar um hobby aparece um desejo de saber cada vez mais. Isso significa a seguinte: a boa motivação para aprender uma língua.  


6. Goste da língua que quer falar   

Ter uma vontade clara que é um único motivo de aprender e que é suficiente para se motivar: o mais difícil e o menos provável.   

Mas acontece. Neste caso tem-se tudo e não se precisa de mais nada.   


Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.